Paulo Salvado vai voltar a sorrir sem vergonha

Paulo Salvado tem 50 anos e está desempregado. Depois de um divórcio complicado e de um acidente ficou sem condições financeiras para cuidar da sua saúde oral. Agora, faz parte do programa ‘Sorrisos Felizes e Contagiantes’, uma parceria entre a Smile.up e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Paulo Salvado tem 50 anos e depois de um divórcio complicado e de ter ficado desempregado, descuidou a sua saúde oral e perdeu muitos dentes. 

Tentou por várias vezes ir ao dentista e iniciar tratamentos, mas as suas dificuldades financeiras não o permitiram continuar. Até que, em conversa com uma médica, decidiu pedir ajuda à Cruz Vermelha e foi escolhido para integrar o programa ‘Sorrisos Felizes e Contagiantes’, uma parceria entre a Smile.up e a Cruz Vermelha Portuguesa que visa ajudar pessoas com problemas dentários graves a melhorar a sua vida profissional.

O seu desejo é, depois do tratamento finalizado, poder voltar a ter a sua autoestima de volta e deixar de recusar todos os convites que lhe são feitos:

Fui várias vezes convidado para casamentos, batizados ou aniversários e eu nunca ia por causa da minha autoestima. Tinha vergonha de me rir, estava sempre com a boca fechada e com a mão à frente”, afirma o paciente.

Mas para além da vertente social e de confraternização com amigos e família, Paulo tem a consciência de que um sorriso bonito e cuidado irá também facilitar a sua integração no mercado de trabalho uma vez que, sentindo-se mais confiante, poderá passar uma imagem mais segura nas entrevistas que possa vir a ter.

Sobre a escolha deste paciente na integração do Programa ‘Sorrisos Contagiantes’, Sara Pacheco, representante da Cruz Vermelha de Tomar, confirmou que foi fácil e fazia todo o sentido:

Foi o senhor Paulo que nos procurou e tinha um pedido de ajuda muito claro: precisava de apoio para fazer os tratamentos de saúde oral. E uma vez que o financiamento e os custos são insustentáveis para alguém que se encontra em fragilidades económicas, tínhamos de o ajudar”, reitera Sara.

A Clínica Dentária Smile.up, de Torres Novas, foi a escolhida para dar seguimento ao tratamento de Paulo, por esta ser a Clínica mais perto da sua residência. Depois do diagnóstico, a equipa focou-se em encontrar a melhor solução para o sorriso do Paulo que, admite, não tem palavras para conseguir agradecer.

Implantes dentários All on 4 para reabilitar sorriso de Paulo

O procedimento clínico a ser realizado no tratamento do Paulo será a extração de todas os dentes em mau estado e a posterior colocação de quatro implantes (através da  técnica All on 4, vulgarmente conhecida como Carga Imediata), e na arcada inferior, que ainda tem alguns dentes em bom estado, a colocação de uma prótese removível. 

Paulo Salvado deixa ainda uma mensagem muito clara a todos os portugueses que têm problemas de saúde oral, mas não têm condições financeiras para conseguir tratar dos dentes: “Gostava de deixar às pessoas um recado: se têm problemas de dentes e problemas financeiros, dirijam-se à Cruz Vermelha e peçam uma ajuda”, aconselha.

Ainda em processo de tratamento, Paulo Salvado já consegue imaginar as mudanças que o novo sorriso lhe poderá trazer e mostra-se ansioso para ver o resultado final. O programa Sorrisos Felizes e Contagiantes vai prosseguir a sua missão de contar histórias com final feliz…e muitos sorrisos novos. Não deixe de acompanhar esta iniciativa!

Programa Sorrisos Felizes e Contagiantes

O objetivo do programa Sorrisos Felizes e Contagiantes, uma parceria entre a Smile.up e a Cruz Vermelha Portuguesa, é resolver problemas dentários sérios, que constituam obstáculos à empregabilidade ou à promoção profissional de pessoas em situação de especial fragilidade económica e social.